segunda-feira, 8 de abril de 2013

ANTÔNIO MARTINS NEWS ENTREVISTA ALTEMAR BEZERRA

Dentre uma sequência de entrevistas que traremos em nosso blog, segue na integra a primeira feita com Altemar Bezerra. Grande líder do sítio Boágua.

BLOG: ALTEMAR BEZERRA, VOCÊ É O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DA COMUNIDADE DE BOÁGUA(ADECOB) NOS FALE SOBRE ESSA ASSOCIAÇÃO.
ALTEMAR: Bom, eu sou o presidente da (ADECOB) desde 2001, a eleição se renova a cada dois anos e só poderia haver eleição no máximo duas vezes, porém, a própria comunidade mudou o estatuto e agora a eleição é contínua. Por exemplo: eu vou tirar mais dois mandatos, mas se alguém da comunidade quiser candidatar-se, tem o apoio da comunidade, se eu quiser me candidatar novamente dá direito várias vezes consecutiva, porém, tem que haver eleição em dois e dois anos.
Essa associação foi fundada em 1993, nesse eu tempo eu estava em Mossoró trabalhando e as pessoas abraçaram essa causa. Mas somente em 2001, na administração do prefeito Zé Júlio, foi que começou a caminhar e a funcionar. E hoje nós temos três projetos importantes que a comunidade batalhou e trabalha ainda: foi uma edificação de uma sede própria, um engenho comunitário e cinqüenta cisternas de placas, além de outros projetos que viram em sequencia. Na última reunião que tivemos, a ADECOB, junto com seus sócios, pleitearam um açude de médio porte que quando ele está cheio dure em torno de 2 anos consecutivos para abastecer toda à comunidade e a construção desse açude, é um dos pilares que à associação vai batalhar e em algumas conversas que tivemos com o prefeito Zé Júlio, tivemos a promessa que esse açude, saía agora neste novo mandato dele e se sair a Boágua fica cada vez melhor e muito mais estruturada.
Além das cinqüenta cisternas de placas feitas pela associação (ADECOB) foram construídas mais vinte pela CEAPAQ e hoje o sítio Boágua é coberta em todas as residências com cisternas de placas, a não ser aquelas que por motivos técnicos, não deu para que a cisterna pudesse ter sido construída.
BLOG: O QUE É PRECISO PARA CONSTRUIR UMA CISTERNA NA RESIDÊNCIA?
ALTEMAR: Depende de cada projeto.  Por exemplo:  quando eu fiz as cinqüenta cisternas de placas através da associação, não tinha nenhum impecílio, bastava apenas ser sócio da associação, mas, como veio apenas cinqüenta, algumas pessoas ficaram de fora e pelos critérios da época, alguns moradores ficaram impossibilitados de construírem suas cisternas, outras pessoas, não quiseram naquele momento, devido alguns deles acharem que não haveria necessidade, porque essas cisternas foi feito numa época em que o inverno era regular no ano de 2009 e 2010, mais depois de 2011, quando viu-se a necessidade de construir um reservatório para acumular água e dessa maneira, as pessoas viram a importância da construção de uma cisterna de placas em sua casa.
BLOG: O SÍTIO BOÁGUA HOJE, CONTA COM QUANTAS FAMÍLIAS?
ALTEMAR:  Hoje nós temos 72 famílias cadastradas na Boágua, onde faz parte da associação, isso fazendo a média de 230 a 250 pessoas residentes na comunidade.
BLOG: VOCÊ É ENGENHEIRO AGRÔNOMO, FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONCURSADO E VOCÊ SERVIU POR MUITO TEMPO A EMATER.
ALTEMAR: Eu sou de uma família da Boágua, meus laços familiar são todos aqui, minha mãe nasceu aqui, meu pai nasceu aqui, somos uma família de oito irmãos, onde quatro nasceram aqui e na Boágua e  quatro nasceram em Mossoró. Meu pai era comerciante, foi embora prá Mossoró e com seis anos de idade eu voltei e adotei a Boágua. Em 1982 eu vim morar aqui um tempo com minha avó, foi na época em que eu não passei no primeiro vestibular e me dediquei quase seis meses aqui dentro morando, mas voltei em julho para fazer o vestibular, passei para engenharia agronômica, hoje sou Engenheiro Agrônomo de carreira e quando foi em 1991 comecei a trabalhar na prefeitura municipal de Mossoró e paralelamente a engenharia agronômica eu também fazia Matemática. Me formei primeiro em engenharia em 1989 e em 1991 me formei em Matemática. Já vou fazer 22 anos que trabalho na prefeitura de Mossoró e também tenho dois contratos de carreira na secretaria estadual de educação, sendo que faz 21 anos e outro faz 13 anos. Porém, quando foi em 2000, quando eu vim morar aqui definitivamente em Antônio Martins, em 2001, o cargo que eu tinha na secretaria de educação, ficou à disposição da EMATER, então passei sete anos a frente da EMATER do município, de 2001 até 2007. Fiz um trabalho relevante para nosso município, onde houve um investimento muito alto, algo em torno de 10 milhões de reais aplicado no município nesse período. O convênio não foi renovado com a prefeitura e eu me afastei da EMATER de Antônio Martins, mais continuei como secretário municipal de agricultura do município até o final de 2012, que era quase o mesmo trabalho que eu desenvolvia na EMATERN, menos em alguns setores que eu não podia agir ou agilizar como na EMATER. Então essa é minha vida.
BLOG: VOCÊ TAMBÉM TEM UMA HISTÓRIA POLÍTICA NA CIDADE DE ANTÔNIO MARTINS; VOCÊ FOI SECRETÁRIO DE AGRICULTURA NA GESTÃO DO PREFEITO ZÉ JÚLIO, COMO TAMBÉM NA GESTÃO DO EX PREFEITO EDMILSON FERNANDES, ALÉM DE TER SIDO CANDIDATO À VEREADOR NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES.
ALTEMAR:  Eu nunca tive nenhuma pretensão política, sou político na essência mais nunca tive preocupação em ser candidato a vereador. Com tudo, eu trabalho na política de Antônio Martins desde 1988, ou seja, está com 25 anos que eu participo da política no município, onde me 1988, através de Francisco Jácome, apoiamos ele nas eleições para prefeito de 88 e nós ganhamos do saudoso Carvalho Neto, numa campanha muito arrochada com apenas oito votos. Em 1992, apoiamos Dr Kerginaldo, que também ganhou a campanha, em 1996 nós apoiamos Francisco Fernandes, mas infelizmente, perdemos a campanha. Em 2000, apoiamos Zé Júlio e ele ganhou e continuamos com Zé Júlio em 2004 mais uma vez ganhamos as eleições. Em 2008 apoiei Edmilson Fernandes, que foi também apoiado por Zé Júlio até 2012. Em 2012, houve um rompimento entre o grupo de Edmilson Fernandes e Zé Júlio e eu optei por apoiar o prefeito Edmilson Fernandes e fomos derrotados nas urnas, mas, continuei em Antônio Martins, prestando serviços a toda comunidade.
Fui candidato à vereador pelas circunstâncias, não pensando em ser candidato, mais através de incentivos do meu primo Evaristo Filho, a família achou por bem lançar candidato. Fui desestimulado por vários fatores, algumas coisas me incomodavam na política, fiquei muito frustrado com a política, não era a política que eu quero, não é a política que eu imagino, então, não me incentivei, não fiz por onde ter mais uma votação expressiva, até porque, mandato não se compra e sim, mandato se conquista, Dae, eu perdi todo esse ano sabendo que prá ser eleito eu teria que comprar meu mandato, então preferi tirar meus votos, 241 votos, quarenta e poucos votos a menos do último colocado, sou o primeiro suplente da coligação, estou muito satisfeito, porque os votos vieram voluntariamente.
BLOG: O SÍTIO BOÁGUA LHE APOIOU?
ALTEMAR: Sim, o sítio Boágua me apoiou completamente, já que aqui temos em torno de 130 à 140 eleitores, então, tirei 241 votos e tenho certeza que o restante foram os votos dos meus amigos da cidade de Antônio Martins.
BLOG: A CÂMARA DE VEREADORES DE ANTÔNIO MARTINS, OS VEREADORES PRÓPRIOS TEM ALGUM PROJETO PARA O HOMEM DO CAMPO, PRINCIPALMENTE PARA O SÍTIO BOÁGUA, VOCÊ DESTACARIA ALGUM TRABALHO DESSES VEREADORES?
ALTEMAR:  Nesse mandato agora, é difícil de avaliar pelo seguinte: pela questão de fazer pouco tempo, você sabe que existe o recesso parlamentar, eles começaram a trabalhar no final de fevereiro, então a gente ainda não tem um diagnóstico do trabalho dos vereadores. Mas, nós temos algumas propostas de alguns vereadores, por sinal, nós temos um programa na rádio Vida de Martins, que é “A VOZ DO CAMPO”, onde os vereadores apóiam nosso programa, são patrocinadores e estamos lendo em nosso programa os seus requerimentos, entre um deles, está o do vereador Biô, é preposição dele a conclusão do calçamento da serra da Boágua.
Os outros vereadores, quando a gente precisa, a gente solicita, mais nós temos aqui uma associação muito unida e a maioria das vezes, somos nós que corremos atrás.
BLOG: O QUE VOCÊ ESPERA DESSA NOVA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO DE ANTÔNIO MARTINS: ZÉ JÚLIO?
ALTEMAR: Que ele cumpra o que ele falou nos palanques, não resta dúvida que ele foi um dos maiores administradores que Antônio Martins teve e que a cidade volte à crescer cada vez mais. Nós estamos passando por um momento de dificuldades, eu não quero aqui fazer elogios a administração passada, mas, a administração passada passou por momentos de dificuldades, 2011 seco, 2012 seco, então a gente sofreu muito com dois anos de dificuldade. Então vamos torcer que ele faça uma grande administração. Nós sabemos que em 2013 o inverno já está irregular, sabemos que essa região de Olho Dágua dos Borges, Rafael Godeiro está quase totalmente seca. Mas, esperamos que 2014, 2015, 2016 volte o inverno e que ele  concretize todos os seus sonhos que ele tem para Antônio Martins. Já houve uma mudança inicial, porém, a gente espera muito mais dele.
BLOG: QUAIS OSBENEFÍCIOS QUE VOCÊS IRÃO REIVINDICAR AO PREFEITO PARA A COMUNIDADE DE BOÁGUA?
ALTEMAR: Aqui na Boágua nós temos inicialmente três pleitos em benefícios da comunidade, nós temos um açude comunitário que ele já sinalizou que está proposto a fazer, temos a conclusão de uma praça, que em um programa na rádio de Martins ele falou que vai concluir essa praçae também a conclusão do calçamento da serra. Outras muitas outras obras que ele possa trazer, porque ele é um batalhador, que ele vá à Brasília, que ele procure meios de investir mais em nosso município para que seja cada vez mais respeitado.
BLOG: QUAL A DIFERENÇA DE ANTÔNIO MARTINS DE ONTEM PARA À ANTÔNIO MARTINS DE HOJE?
ALTEMAR: Quem andou em Antônio Martins à 12 anos atrás, não conhece Antônio Martins. Hoje, a nossa cidade é uma referência para a região do alto oeste, para o Rio Grande do Norte, para a região nordeste e para o Brasil. Antônio Martins ficou entre as vinte melhores cidades do país em questão de administração, através da caixa econômica federal. Então a gente deseja ao prefeito que ele faça um excelente trabalho, respeite as pessoas como ela são, respeite a opinião de cada um, respeite a convicção partidária de cada um e que faça um trabalho brilhante como ele fez nos oito anos da primeira administração dele.
BLOG: ALTEMAR, ALÉM DESSAS OBRAS QUE O PREFEITO FEZ, QUAIS OUTRAS OBRAS IMPORTANTES QUE VOCÊ PODE CITAR FEITA POR ZÉ JÚLIO.
ALTEMAR: Olhe, através mesmo da sua administração em se, por que é como lhe falei, a questão do engenho, a questão da associação, a questão das cisternas e o engenho, foi através de projeto do governo do estado pelo PCPR/PAP e a da cisterna foi através do PDS que é o mesmo programa só que com nome diferente, quando os governantes saem mudam de nome. As duas primeiras foram na administração de Zé Júlio, porque tem uma parceria com o governo do estado, governo federal e as associações. Já as cisternas de placas foram construídas na administração de Edmilson Fernandes. Depois desses projetos, nós temos a quadra de esportes feita, tivemos o calçamento da serra que prá mim, foi a maior obra que Zé Júlio deixou em nossa comunidade, por que até pessoa de nossa família chegou a falecer em acidente. Mas, hoje a serra da Boágua é totalmente calçada e com à ajuda da BR 226 que passa ao lado da serra, a Boágua hoje é quase em toda sua totalidade entre calçamento e serra, então beneficiou cada vez mais a comunidade de Boágua. Em relação ao calçamento da Boágua, Zé Júlio fez cerca de 70% a 80% e depois Edmilson Fernandes concluiu. Então podemos destacar suas obras como: a quadra de esportes, a serra da Boágua, o calçamento da comunidade e nós temos uma praça feita na administração de Edmilson Fernandes, que falta a ser concluída e se deus quiser, Zé Júlio vai concluir para beneficiar cada vez mais a nossa comunidade.
BLOG: O SECRETÁRIO DE CULTURA DO MUNICÍPIO, VISITA A BOÁGUA, ELE TEM PROJETOS PARA A COMUNIDADE, VOCÊ JÁ CONVERSOU COM ELE?
ALTEMAR: Não, ainda não, nós tínhamos mais contato com o secretário anterior Chagas Cristovão, um batalhador em nosso município, onde a maioria desses prédios públicos teve o seu incentivo e sua participação. Mas, eu não tive ainda contato com Micherles, apesar de ser pouco tempo também cerca de três meses na administração, mas, a gente vai procurar entrar em contato com ele prá ver se a gente resgata algumas coisas que a gente tinha na Boãgua como o leilão de São João que a gente teve anos atrás e que possa voltar a ter essa tradição dentro da própria comunidade.
BLOG:  NOS FALE SOBRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO, QUANDO VOCÊ ERA O SECRETÁRIO.
ALTEMAR: Em relação a secretaria de agricultura como você falou, a gente passou oito anos a frente da administração de Zé Júlio como secretaria de agricultura e Emater, a gente ficava mais ligado a questão da Emater, então a gente fazia um trabalho não tanto como secretário mais sim como Emater e foi feito um trabalho brilhante com uma equipe muito boa que tínhamos na Emater. Mais, a secretária de agricultura veio funcionar mesmo em 2009 com Altemar Bezerra junto com Daví Calisto, Messias Torres, Chaguinha, Terezinha e minha esposa Sila. Então fizemos um trabalho elogiável na administração de Edmilson Fernandes através da secretaria de agricultura, a questão de corte de terra, programa de aquisição de alimentos, a questão da compra direta, a questão do garantia safra, tudo isso foi implantado dentro dos quatro anos de administração de Dr Edmilson Fernandes de Amorim, auxiliamos a questão junto ao banco do nordeste, ao banco do Brasil, fazíamos reuniãos, participávamos do território da cidadania, então foi um trabalho de quatro anos intensivo dentro da secretaria de agricultura de Antônio Martins durante 2009 até 2012, composto por Daví Calisto secretário, Altemar Bezerra, secretário adjunto, Messias Torres, Chaguinha, Terezinha, Sila e Steffany como auxiliares da secretaria. Foi um trabalhoso grandioso que até hoje é reconhecido em toda Antônio Martins o trabalho da secretaria de agricultura do município.
BLOG: E A NOVA SECRETARIA?
ALTEMAR: Essa nova secretaria, a gente ainda não tem como informar muita coisa, porque faz pouco tempo, apenas três meses, mais com a questão da estiagem, se reduz muito trabalho de uma secretaria numa época dessa, corte de terra praticamente não houve, até porque o inverno é irregular, algumas propriedades tiveram suas terras cortadas, mais plantar que é bom nada, aqui bem pertinho temos alguns exemplos que a gente ta vendo que cortou a terra mais não plantou devido as instabilidade nas precipitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário