sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CONAB TRAZ PERSPECTIVAS PARA SAFRA 214/2015

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta quinta-feira (11), um panorama com as tendências para próxima safra das principais culturas agrícolas. O estudo Perspectivas para a Agropecuária na Safra 2014/2015 indica que não devem ocorrer grandes variações em relação à safra atual.

O prognóstico indica tendência de recuo no preço da soja, uma vez que o estoque mundial do grão é o maior dos últimos 10 anos. Brasil, Argentina e Estados Unidos registraram safras maiores do que o esperado. Ainda assim, os preços devem ficar acima da média dos últimos seis anos.

O milho também deve apresentar queda nos preços, uma vez que tanto Brasil quanto Estados Unidos registraram super produção na safra 2013/2014. Com isso, há uma expectativa de redução na área plantada do grão. O principal concorrente do milho é a soja, que ainda deve apresentar maior rentabilidade ao produtor.

O feijão deve recuperar os preços ao produtor a partir do início de 2015. Embora o preço do grão esteja abaixo do mínimo, a menor oferta do produto no fim do ano tende a mudar esse cenário.

No caso do algodão, os baixos preços no mercado global têm estimulado a substituição do produto por outras culturas. E mesmo com a redução da área plantada, os preços não devem se recuperar. Esse comportamento se deve, em especial, ao fato dos altos estoques chineses.

Os demais produtos, como arroz, carnes, entre outros apresentam cenário muito semelhante ao praticado na última safra.


A íntegra do estudo está disponível no site da Conab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário