quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA O HPV DEVERÁ SER INICIADA PRÓXIMO DIA 10

Começou ontem, em todo o Brasil, a imunização com a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A ação deverá começar no próximo dia 10.

O público-alvo da vacinação são meninas com idade entre 11 e 13 anos e que já tenham recebido a primeira dose.

O Ministério da Saúde estima que mais de 4,3 milhões de meninas receberam a primeira dose em todo o país e reforça a importância de tomar a segunda dose como garantia de proteção contra o vírus que é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto.

As adolescentes deverão procurar a mesma unidade de saúde na qual tomaram a primeira dose para repetir o procedimento, mas quem não tomou ainda a vacina deve procurar também uma UBS para tomar a primeira dose.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O Ministério da Saúde reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário