domingo, 5 de outubro de 2014

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PROMETE RESULTADOS QUATRO HORAS APÓS VOTAÇÃO

No RN, o sistema biométrico será utilizado em 52% do eleitorado
Neste domingo, 5 de outubro, o povo irá às urnas votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. A votação começa às 8h e se encerra às 17h, e a expectativa é de que a apuração seja concluída até 23h.

No Rio Grande do Norte, 2.327.451 pessoas estão aptas a votar, segundo números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Ainda de acordo com o órgão, 8.557 equipamentos eletrônicos foram disponibilizados para serem utilizados nas 69 zonas eleitorais do Estado. São 1.560 locais de votação, 6.963 seções eleitorais e 28.236 mesários envolvidos na operação.

Para garantir a segurança do pleito, foi mobilizado um efetivo de 4.700 homens — 3.200 da Polícia Militar e 1.500 do Exército. Os PMs e os militares das Forças Armadas acompanharão toda a votação, na capital e interior.

Das 6h às 18h, está proibido a venda e consumo de bebidas alcoolicas de qualquer tipo em locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins em todo território potiguar. A determinação, publicada em portaria pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) na última quinta-feira (2), é praxe em todo o país para minimizar a quantidade de problemas com pessoas alcoolizadas durante o processo eleitoral.

Além de venda e consumo de bebidas alcoolicas em locais públicos, a legislação eleitoral proíbe boca de urna, distribuição de “santinhos” e volantes, transporte de eleitores, comícios e carreatas, alto-falantes e amplificadores de som, concentração de eleitores, compra de votos e fornecimento de alimentação.

Documentação
Antes de sair de casa, o eleitor deve se certificar se está levando a documentação exigida — no caso de perda do título eleitoral, ele pode votar apresentando apenas um documento oficial com foto. Serve carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.     

Para não atrasar a votação e facilitar na hora de usar a urna, a sugestão é que o eleitor leve os números de seus candidatos anotados em um papel. A conhecida ‘cola’ está liberada desde que não estampe propaganda de qualquer candidato, alerta a diretora geral do TRE-RN, Ana Esmera. “É importante que o eleitor tenha essa facilidade na hora do voto. Nós teremos que votar cinco vezes e são 16 números ao todo. Com a cola, fica mais fácil”, complementa.

Tempo
Segundo estimativa do TSE, o eleitor deve levar, em média, 1m14s para votar. A previsão baseia-se no pleito de 2010, quando foi preciso escolher um candidato a mais do que em 2014 (no caso, dois senadores, quando neste ano é um), e a média de tempo de votação do eleitor na cabine foi de 1 minuto e 8 segundos.

Neste domingo, o eleitor votará para deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República – exatamente nessa ordem.

Biometria
Apesar de ter um senador a menos para se escolher, o tempo estimado será maior dessa vez devido ao sistema biométrica. No Brasil todo, a identificação do eleitor pelas suas digitais será feita em mais de 700 cidades. Em três estados - Sergipe, Alagoas e Amapá - e no Distrito Federal, 100% dos eleitores serão identificados dessa forma. Mas a apresentação de um documento com foto permanece obrigatória.

No Rio Grande do Norte, o sistema biométrico será utilizado em 52% do eleitorado potiguar. O número é recorde e abrange 49 cidades, com destaque para Natal e Mossoró, onde a biometria será usada pela primeira vez.


Por causa dessa novidade, a diretora geral do TRE-RN acha que a votação será encerrada somente após as 17h e, consequentemente, a compilação de todos os dados também atrasará. A estimativa do TSE é de que a apuração seja concluída até 23h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário