quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

METEOROLOGISTAS REAFIRMAM PREVISÃO DE POUCAS CHUVAS PARA O NORDESTES

O RN vem registrando baixo volume de chuvas
Meteorologistas de todo o Nordeste, reunidos no XVII WorkShop Internacional de Avaliação Climática para o SemiÁrido Nordestino, em Fortaleza (CE), emitiram nota aumentando de 40% para 45% a probabilidade de serem registradas chuvas abaixo do normal na região este ano. A análise climática refere-se ao período de fevereiro a abril e apresenta ainda previsão de 35% de chuvas dentro do normal e apenas 20% acima da média.

Para as análises, os meteorologistas avaliam os resultados dos modelos elaborados por computador com a temperatura da superfície dos oceanos para os próximos meses. Segundo informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), os modelos mostraram tendência de diminuição do Fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, resultando em regime de chuvas abaixo da média histórica para o período.

A Emparn enviou meteorologistas à reunião para apresentar aos demais pesquisadores dados referentes aos índices de chuvas ocorridas no Estado entre o mês de dezembro e início de janeiro de 2015. Também foram exibidos dados sobre a atual condição hídrica do Rio Grande do Norte, que passa por deficiência no armazenamento de água nos reservatórios do semiárido.
 
Paisagens como esta é fácil de se ver em todo o estado
Segundo a Emparn, algumas regiões do Estado estão em situação próxima ao colapso no abastecimento e, alerta para o baixo volume de chuvas registrado no ano passado. Outro fator que preocupa é o fato de os maiores reservatórios do Rio Grande do Norte (Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Umari) estão com volume de água entre 30% e 45% da capacidade.


Além do Rio Grande do Norte, os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia também têm registrado baixo volume de chuvas. Especialistas em clima deverão se reunir mais uma última vez no próximo mês em Natal para discutir e analisar os indicativos climáticos para o período de março a maio deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário