quarta-feira, 25 de março de 2015

AÇUDES DO RN COMEÇAM A SANGRAR

As chuvas intensas que vêm sendo registradas em todo o Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões Oeste e Central, têm causado a cheia de alguns açudes e barragens na região.

Esse é o caso do açude Pataxó, localizado no município de Ipanguaçu, que atingiu seu limite máximo na manhã desta terça-feira, 24. Segundo informações de populares, na tarde de ontem uma lamina de mais de 10 centímetros de água já podia ser observada no sangradouro do açude.

Na cidade de Angicos, o acumulado do ano, em sua totalidade registrado no final de semana, já acumula 413 milímetros. Isso foi o suficiente para promover o transbordamento dos três principais reservatórios de água da cidade.

O açude Novo Angicos, mais conhecido como Açude do Rio, que é barrado pelo rio Pataxó, em Angicos, começou a sangrar ainda na tarde da segunda-feira (23). O reservatório é considerado a maior reserva hídrica da cidade, com capacidade de 4.245.061,00m³.

Na cidade de Jucurutu, os moradores do Distrito de Boi Selado festejaram na terça a sangria de alguns açudes naquela localidade. Desde a última sexta, 20, a região vem registrando fortes chuvas.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas em 120 dos 197 postos de monitoramento do Estado, o que vem promovendo o aumento do volume dos reservatórios.

As de maior intensidade foram na mesorregião Oeste. Em Itaú, foram 105 milímetros num período de 24 horas. Em Felipe Guerra, 80; Ipanguaçu, 77; Apodi, 75.
Em Angicos, na região Central, onde já havia chovido 237 milímetros no final de semana, a chuva de ontem para hoje foi de 105,5mm.

Mesmo assim, para a Emparn, as chuvas fizeram que o município saísse da condição de “muito seco”, em que estava no início da semana passada, para a situação de inverno normal.

Já Portalegre, onde a média pluviométrica é bem maior por se tratar de região serrana, passou da condição de “muito seco” para “seco”, mesmo tendo atingido 492,4 milímetros no acumulado deste ano. Para o inverno ser considerado normal do ponto de vista “volumétrico”, é necessário um acumulado acima de 654,7mm em Portalegre.

Mesmo com as chuvas enchendo os pequenos açudes no final de semana, a situação no RN ainda é de muito seco em 144 municípios dos 167 existentes.

Chuvas também trazem transtorno para a população

Apesar da alegria da maioria dos moradores pelo volume de chuvas que ocasionou o transbordamento dos reservatórios, a situação de outros é de insatisfação em consequência dos transtornos causados.

Na cidade de Angicos, o município mais atingido pelas chuvas dos últimos dias, os moradores estão praticamente ilhados, tendo em vista que um trecho da rodovia estadual RN-263 que liga os municípios de Angicos e Afonso Bezerra e dá acesso da cidade ao campus da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) foi destruído e as aulas acabaram sendo suspensas.

Na cidade de Assú, as chuvas dos últimos dias causaram o desabamento do teto de duas lojas no centro da cidade.

Mesmo com o desabamento do teto das lojas, a informação é de que os danos foram apenas materiais, sem registro de pessoas feridas.

Na cidade de Carnaubais, as chuvas causaram o alagamento de bairros, casas invadidas pelas águas e muitas crateras; é o cenário de algumas ruas de Carnaubais após as chuvas de segunda-feira e terça-feira.

O serviço de meteorologia ainda confirmou que as chuvas deverão continuar até a próxima quinta-feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário