segunda-feira, 9 de março de 2015

ALIENAÇÃO CIBERNÉTICA: A ESTUPIDEZ INFORMATIZADA

Em tempos de diversidade midiática, cada vez mais os comportamentos são vistos e compartilhados por muitas pessoas.  A internet, por seus múltiplos meios, tornou-se um ‘lugar’ onde grande parte dos “encontros” se dá - movidos por interesses e motivos vários - em que o internauta demonstra e assimila o que dispuser a sua capacidade de visão e entendimento do mundo. As redes sociais, por exemplo, atualmente são acessadas por um grande número de pessoas no Brasil e em todo o planeta, configurando-se, então, num fenômeno generalizador de comunicação, entretenimento, relacionamentos e, claro, imbecilidade. Muita imbecilidade.

Para não ser mais um imbecil a habitar a aldeia global, é preciso, antes, não sê-lo fora dela; isto porque, embora se aprenda navegando, o nível e a qualidade deste aprendizado possível, corresponderá à habilidade (orientada ou não) de quem a acessa.

 Entretanto, em uma sociedade como a nossa, convenhamos, os riscos de desvio são enormes, seja pela baixa escolarização vigente (inclusive pelo analfabetismo tecnológico), seja pela deficiência educacional constatada em todas as suas dimensões.

Precisamente nas redes sociais - em meio à confusão de tipos ridiculamente estereotipados - ser autêntico e acautelado parece uma contravenção. Não se confundir à multidão ávida por aprovação do grande público cibernético-alienado seria uma espécie de primitivismo; de anormalidade comportamental. Colabora com isso a ideia (mais surreal e menos factível) de ostentação, incorporada, sobretudo, por jovens e adolescentes e, pasmem! Por crianças também.

O fato é que tornou-se “obrigatório” exibir algo como sinônimo de pertencimento a certo grupo ‘na moda’ ou possuidor de certos bens aceitos como superimportantes: roupas, bebidas, comida, carro, viagens. Apesar de não ficar muito claro, há uma certa disputa entre quem se mostra (literalmente, se mostra) detentor de uma boa vida, mesmo que seja ( e o é) status intencionalmente falseado. É que nesse joguete - digno de mentes pequenas e de egos frágeis - importa, para ser reconhecido, ostentar suas “conquistas” de “felicidade”. Quanta ilusão!

Acrescente-se a isso, a espetacularização de tudo, até mesmo da privacidade. Com a velocidade e a abrangência dos conteúdos, a veracidade e a qualidade das informações, não raro, são desprezadas em nome do furo e da exposição grotesca, de tal forma, não importando os eventuais e frequentes malefícios individuais e coletivos que podem causar, por não observância à prudência e à responsabilidade necessárias ao publicá-las.

Ora, dado que o ambiente virtual é difuso, confuso e, tomando um conceito de Zygmunt Bauman, líquido, segui-lo à risca é, no mínimo, dele ser vítima. Mais que isso, é ser objeto da dominação ideológica, do consumismo e dos padrões desumanizantes propalados pelas mídias. Em outras palavras, é negar-se a si mesmo como ser inteligente e, portanto, dono do seu próprio destino. Como consequências, temos uma geração tomada pelo egoísmo, pela estultícia, pela fugacidade das relações, ao passo em que prevalece o desprezo aos afetos; à convivência, aos valores fundamentais, como ética, cumplicidade, tolerância, respeito ao diferente etc.

Que haja mais educação e menos ignorância!
Pelo bom senso, é possível, sim, e desejável que se faça bom uso da internet e das redes sociais, ferramentas imprescindíveis no século XXI, com as quais tanto se pode evoluir e bem comunicar, quanto sucumbir à mediocridade comum e ao atraso intelectual/moral nelas, também, presentes.


Prof. Messias Torres

Educador, Radialista, Poeta

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