domingo, 17 de julho de 2016

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR DE ANTÔNIO MARTINS/RN – SINTRAF, REALIZA EVENTO DE MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA.

Com a participação maciça de agricultores familiares do município, foram discutidos diversos assuntos de interesse da categoria, e políticas públicas para o desenvolvimento rural.

Aconteceu Sexta-Feira dia 15/07/16, no Salão Paroquial de Antônio Martins/RN, uma reunião ampliada realizada pelo SINTRAF Antônio Martins, com o apoio da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Trincheira – APRUST e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte – FETRAF/RN. 

Diante a participação maciça dos agricultores familiares do município, foram discutidos diversos assuntos de interesse da categoria e políticas públicas para o desenvolvimento rural, a exemplo do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF e Cadastro Ambiental Rural – CAR.

O evento contou com a presença muito proveitosa dos agricultores e agricultoras familiares, que estiveram atentos às explanações proferidas pelos representantes das instituições, e técnicos presentes acerca dos assuntos principais da pauta: Reforma da Previdência, com base no lema “Reforma Sim, Retrocesso Não! Por um Sistema mais Democrático e Nenhum Direito a Menos”; Sistema de Aposentados; Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR; e outros importantes assuntos de interesse dos agricultores do município.

Registre-se a participação da Coordenadora Estadual da FETRAF-RN, Cícera Franco; da Secretária Geral da FETRAF BRASIL, Josana Oliveira; do Presidente do SINTRAF Antônio Martins, Cirilo Paulo da Silva; do Presidente da APRUST, Messias Torres; da Técnica Social Wiliana Nadja da Silva Oliveira; de Dr. Francisco de Assis Cruz, Advogado; e do Técnico da EMATAR de Antônio Martins, Altemar Bezerra. Também prestigiaram o evento, Hildebrando Rocha (Campo Grande/RN); José Miguel (São Miguel/RN); Elienice Almeida de Sousa, Coordenadora de Mulheres do SINTRAF Antônio Martins, além de integrantes da diretoria do sindicato. Estiveram presentes, ainda, presidentes e representantes de Associações Comunitárias Rurais.

Na oportunidade, as companheiras da FETRAF-RN discutiram com os agricultores a necessidade de se fortalecer o SINTRAF local como forma de ampliar e garantir as conquistas sociais fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar. Dentre os pontos mencionados, o Programa de Aquisição de Alimentos para atender a merenda escolar de nossas crianças, a Reforma da Previdência e outros assuntos como o Sistema de aposentados e suas vantagens para o fortalecimento das lutas e conquista da categoria.

No encerramento do encontro foi oferecido um lanche a todos os participantes com a distribuição de prémios por meio de sorteio entre os agricultores e agricultoras presentes, organizado pela Direção local do SINTRAF ANTÔNIO MARTINS.


Vejam aqui as fotos do evento, clicadas por Milka Letícia do Instituto PACTO de Desenvolvimento Social de Antônio Martins.
Participação positiva dos agricultores e agricultoras familiares de Antônio Martins, atentos na plateia as discursões da reunião ampliada realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Antônio Martins – SINTRAF/RN, com apoio da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Trincheira – APRUST e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte – FETRAF/RN.    
Composição da mesa de trabalho, por Elienice Sousa e Hildebrando Rocha, composta pelo Presidente do SINTRAF Cirilo Paulo, Presidente da APRUST Messias Torres, Coordenadora da FETRAF/RN Cícera Franco, Secretária Geral da FETRAF BRASIL Josana Oliveira, Técnico da EMATER local Altemar Bezerra, Dr. Francisco de Assis Cruz, advogado representando o escritório de advocacia Marciel Sales da cidade de Pau dos Ferros-RN e o companheiro José Miguel.
A Técnica Social da APRUST, Wiliana Nadaja da Silva, realizando o cadastramento dos agricultores e agricultoras familiares para participarem da reunião ampliada do SINTRAF ANTÔNIO MARTINS e entidades parceiras.
Presença expressiva de mulheres agricultoras familiares que assinam a lista de presença do evento.
Wiliana Nadja, Técnica Social da APRUST, realiza inscrição de agricultor familiar, que assina lista de presença da reunião ampliada de mobilização dos agricultores(a) do município em prol do desenvolvimento rural sustentável e fortalecimento do movimento sindical.
A Coordenadora Geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte – FETRAF/RN, companheira Cícera Franco, ilustrando sobre os temas abordados, principalmente a necessidade de fortalecimento do SINTRAF DE ANTÔNIO MARTINS, como forma de ampliar as conquista dos nossos agricultores familiares.

  Momento da explanação do Professor Messias Torres, Presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Trincheira – APRUST (Entidade parceira do evento), falando ao público dos(a) agricultores(a) familiares sobre o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, como política pública de habitação necessária para o município, pois além de fixar o homem do campo, gera trabalho e oportunidades para suas as famílias.
Messias Torres, Presidente da APRUST, continuando sua participação na reunião ampliada, falando para o público presente sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, onde repassou formas de acesso, critérios de atendimento e participação das mulheres e jovens de agricultores(a) familiares, público prioritário do programa. Abordou ainda, a importância da realização do Cadastro Ambiental Rural – CAR.
A Secretária Geral da FETRAF BRASIL Josana Oliveira, debatendo os temas propostos, com ênfase especial ao processo de construção e formação dos SINTRAF’S nos municípios, concepção deste novo modelo de sindicalismo de base, que vem sendo defendido pela Federação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares e a FETRAF/RN, com a implantação dos Sintraf’s em vários municípios do estado do Rio Grande do Norte, não sendo diferente aqui no município de Antônio Martins, com sua constituição no dia 07.02.2015.
Agricultores e agricultoras familiares atentos a fala da sindicalista JOSANA OLIVEIRA, que abordou outros assuntos como a Reforma da Previdência e o Sistema de aposentados e suas vantagens.
Wiliana Nadja, Técnica Social da APRUST, falando aos agricultores e agricultoras familiares da importância de estarem unidos, organizados e bem representados por meio do SINTRAF e a Entidade Organizadora, pois só assim, os projetos seriam mais fáceis de serem elaborados e chegariam com mais facilidade a quem realmente precisa, a exemplo do atendimento pelos projetos de habitação rural no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, e outras políticas públicas, que tem o(a) agricultor(a) familiar como público alvo. Ao final aproveitou para lembrar aos presentes que ainda não tinha assinado a lista de presença para fazer antes do término da reunião, pois a participação nos sorteios da premiação depende da assinatura de todos.
Direção do SINTRAF realizando o sorteio dos prêmios com a orientação de Elienice Sousa, Coordenadora de Mulheres; Cirilo Paulo, Presidente do SINTRAF; João Amorim, Coordenador de Juventude e Hildebrando Rocha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário