quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CHUVAS NÃO SERÃO SUFICIENTES PARA ENCHER GRANDES RESERVATÓRIOS DO ESTADO

Os metereologistas prevêem chuvas próximas do normal no Rio Grande do Norte, assim como em grande parte do Nordeste, para os próximos meses. A avaliação é resultado da II Reunião de Análise e Previsão Climática para a Região Nordeste do Brasil, realizada essa semana em Natal.

De acordo com Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a média de chuva para os próximos três meses deve girar em torno de 500 milímetros, o que não será suficiente para encher os grandes reservatórios, mas garante uma boa recarga de água nas pequenas bacias.

Desde as primeiras chuvas no Estado, pequenos reservatórios, como o de Riacho da Cruz, tomaram bom volume de água. No entanto, a questão está nos grandes reservatórios, como é o caso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que é a maior do Estado, com 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Com as chuvas da última semana, a lâmina de água subiu 2 centímetros, o que é pouco diante do tamanho do reservatório, mas é motivo de alegria para os potiguares, que sofrem consequêcias do quinto ano de seca consecutivo.

O açude Itans, em Caicó, também está praticamente seco e está entre os grandes reservatórios do Estado, com 81.750 milhões de metros cúbicos.


Bistrot avalia que as regiões do Alto Oeste e Vale do Açu devem receber as chuvas mais intensas, já em áreas como o Seridó, Agreste e Litoral, as precipitações devem ser mais escassas.


Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário